Opinião Zenelista: "Desperdício de água nos Jardins da Orla em Santos-SP"

É com certa frequência que me deparo, em minhas caminhadas pelos jardins da orla, com o descaso e com o desperdício. Explico: é muito comum vermos os "chuveirinhos", destinados aos banhistas, jorrarem litros e mais litros d´água à toa. Na certa, alguém apertou o dispositivo (que libera a água) com muita força e, depois, não conseguiu fechá-lo. Há uns 04 (quatro) ou 05 (cinco) anos atrás, próximo do emissário submarino, me deparei com um 'chuveiro' que não parava de derramar volumosa quantidade de água. Um senhor, que vendia picolés nas proximidades, disse-me que o equipamento estava assim fazia "uns" 02 (dois) ou 03 (três) dias!!! Muito bem! Pus-me, então, a tentar solucionar o problema e, com um pouco de trabalho, consegui o que ninguém se preocupou em fazer: desliguei o sistema e fiz cessar a "vergonhosa sangria"!! No mesmo local, um grupo de 06 (seis) a 08 (oito) pessoas, sentadas num banco, conversavam tranquila e despreocupadamente. Claro! A água doce é um recurso infinito, devem pensar! O mar - é óbvio - é composto por água doce!... Deixando de lado as ironias, é um fato que se nota: as pessoas não estão nem aí para as questões ambientais! N'outro dia, a mesma situação: o equipamento "vomitando" H2O! Fui lá e acabei com o desperdício! Atrás de mim, 02 (duas) senhoras apareceram, repentinamente. Questionei-as: "Vejam só que absurdo! Toda vez que vejo isso, procuro resolver o problema." Sem se importar, uma delas falou: "Isso não é problema meu! A prefeitura que resolva!..." Imediatamente, respondi: "Acontece que este precioso líquido pode, um dia, tornar-se raro! Aí, todos nós vamos ficar muito preocupados!..." A outra senhora, mais sábia, retrucou: "É verdade! Você está certo!..."  É isso: ou a Prefeitura moderniza o dispositivo que abre e fecha o registro, ou teremos mais esta vergonha em nossa cidade! Os jardins praianos de Santos (SP) possuem outros dilemas. Mas isso eu deixou p'ra falar em outra oportunidade...  


  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santos F.C.: Tricampeão Intercontinental ?