"Augusto dos Anjos: o Maior Poeta Brasileiro"

Venho neste exato momento pedir a devida vênia para homenagear o maior poeta brasileiro de todos os tempos: Augusto dos Anjos! Gênio da nacionalidade! Esquecido no passado, vangloriado nos tempos atuais! Culto e dono de uma gramática rica e complexa é, na realidade, o primeiro poeta moderno da literatura nacional! Seus temas prediletos: a morte, a decomposição da matéria, a crítica às injustiças mundanas e o total pessimismo quanto ao ser humano! Usando termos científicos, retirados da Física, Química e Biologia, seu legado é imortal! Em outras palavras: sua única obra ("Eu") não experimentou os desígnios da extinção, do fim, da morte! É eterna!!!...     




"PSICOLOGIA DE UM VENCIDO"

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.

Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância...
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme - este operário das ruínas -
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declarada guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!

                                                             Augusto dos Anjos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Santos F.C.: Tricampeão Intercontinental ?