Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2011

"UM"

Imagem
A tua face é minha cara! Enfiei o dedo na tua ferida E senti uma terrível dor! (Você também sofreu; mas, sorriu!) Apimentei teus olhos e chorei! Puxei teu tapete e caí! Levei meu cão para passear e pisei na merda Que eu mandei ele fazer na porta da tua casa!... Olhei o espelho e vi tua cara! Escarrei na pia e o ralo era meu próprio rosto!!!

"SACOFARINGE"

COMA! COMA TUDO! E TRANSFORME ESTE MUNDO EM UM GRANDE SUBMUNDO! COMA! DEVORE TUDO! E TRANSFORME A NATUREZA EM UM CENÁRIO DE EXTREMA POBREZA! COMA! ENGULA TUDO! E TRANSFORME O TEU ÚNICO JARDIM EM UMA HISTÓRIA TRISTE E JÁ BEM PERTO DO FIM! TROQUE DE CARRO A CADA SEIS MESES! JOGUE FORA AS ROUPAS QUE NUNCA USOU! MUDE DE CELULAR VÁRIAS E VÁRIAS VEZES! ABANDONE OS MÓVEIS NA CASA EM QUE MOROU! SEJA SEMPRE ASSIM: O MAIS COMPLETO IMBECIL! QUE ESTE BELO ( E FINITO ) MUNDO JAMAIS VIU!!

"O APOGEU DO VELHO ERRO"

Percebo nesses tempos desiguais Um mal que apenas meu coração viu: "Por que esquecer o herói que refletiu E aplaudir monstros brutos, imorais?" Calando o gênio, tampam dos demais A audição; grande fica quem mentiu! Sócrates quis mudar tudo e partiu! E hoje somos amigos dos boçais! Inteligência abaixo da esperteza: Receita p'ra manter toda a pobreza, Terreno fértil  pros nossos tormentos!... Mergulhados num mar podre e fedido, E agarrados num tronco retorcido, Ficamos à mercê de quaisquer ventos...

POEMA-PROCESSO: "Preconceito é lágrima"

Imagem

ESCADAS E ESCALAS

Imagem
DEUS DEU DE SI AOS SEUS ENTES SEM SER SOMENTE SEU... E EU SEI DISSO ENTRE OS MEUS.

"NONSENSE"

CLARIVIDÊNCIAS LUZEM CIMITARRAS, RAIOS SOLARES MOLHAM AS ESTRADAS, REFLEXOS SURGEM DOS OLHOS DAS FADAS, BRILHOS FEROZES DE RANCOR SÃO GARRAS... BRANCOS PONTOS BERRANTES DAS FANFARRAS SURGEM DOADOS DAS OUTRAS MIL PARADAS, QUE NÃO SE MOSTRAM POR SEREM SAGRADAS, MAS QUE NOS DEIXAM LIVRES DAS AMARRAS SÃO PIGMENTAÇÕES MÚLTIPLAS DAS ARTES, INERENTES A TODOS OS ARTISTAS E ESPARRAMADAS POR TODAS AS PARTES... SÃO ROSAS LUMINOSAS QUE ENTORPECEM... CHEIAS DE BONS MISTÉRIOS E AÇÕES MISTAS, QUE, EXAGERADAMENTE, RUBORECEM...

Contos Zenelistas: "Astolpho e o Causídico Ancião"

Toda vez que lembro deste episódio, caio na gargalhada: era um advogado muito idoso que sofria de asma e demais problemas de ordem respiratória. Quando adentrava ao elevador, conjuntamente com as sempre falantes e distraídas estagiárias do Fórum, as mesmas ficavam constrangidas com o seu peculiar e "ofegante" modo de falar: "Aaaaaahhnn, Aaaaahhn, Aaaaaaaaaaaaahn..." Entretanto, ele nutria admirável respeito e carinho por um dos cartorários da Vara, o Astolpho (nome fictício). Toda vez que se dirigia à Secretaria, perguntava: "Aaaaahnn... Aaahhnn... O Astolpho, está?" O indigitado funcionário morria de vergonha. Mas sempre vinha atendê-lo. Mesmo no dia em que a asmática criatura convidou-o para conhecer sua residência e "provar um peru" que havia sobrado dos festejos de natal. O Servidor, sempre "muito na dele", agradecia ao convite, mas se recusava a comer a ave do velho: "Não, obrigado! Eu não gosto de peru !..." No outro dia

"DISTRAÇÃO"

Falso remédio que ilude o planeta; Relaxatória ação extraordinária, Que, por ser veloz é, também, "otária"; Não ser 'Alfa'! Nem 'Ômega'! N em 'Beta'!  Fingir não ver a aposta certa e reta: "Será que existe?" (Não! Não seja hilária!...) Viver à toa, sem ver essa binária Deslealdade que a todos mata e afeta!? Caminhar para o mundo sofredor, Levado pelo instinto matador, Levando um "choque" de seu próprio 'guia'!! Porém, se a distração nunca existisse, E apenas a dureza o humano visse, Ele despertaria... e morreria!!

MAR MORTO in PORTO ("MAR, AR e POESIA")

MAR SEM SER MAR MAR SEM SER MAR SEM MAR ESGOTO NO MAR ESGOTO OU MAR ESGOTOU O MAR GOSTO DO MAR DEGUSTO O MAR DESGOSTO DE MAR O AR, O MAR DA ÁSIA TOMAR O MAR, O AR, A AZIA DOMAR O MAR, MARESIA... ÓLEO NO MAR OLHOS AO MAR

O CORPO

LÁ VEM O CORPO. LAVEM O CORPO. LEVEM O CORPO. VELEM O CORPO. O CORPO N'ÁGUA. O CORPO D'ÁGUA. O CORPO, MÁGOA.

"SEM ASSUNTO" ( POEMA ANTI-ORTODOXO )

Parto! Porém, não surge idéia alguma! Necessito escrever! Quero criar! Mas que tipo de assunto eu vou tratar? (Estúpido e maldito vazio, suma!!...) Como?... Será preciso a vinda d'uma Luz?... Talvez um bom  flash a iluminar? (Significante sem significar!...) (Significado sem roupa nenhuma!...) Desgraçadas são todas essas normas! Todas as expressões contidas, formas; Sugestões enjauladas e sem calma!!... Clichês! Emoções falsas! (Pouco a ver!) Tudo que sempre foi, não deve ser! Como esse juvenil verso sem alma!

A ferida incicatrizável dos povos da América Latina

CORTEZ CORTOU A CORTE ASTECA. USOU DE UMA FALSA CORTESIA PARA PRIVILEGIAR A SUA CORTE ESPANHOLA... MONTEZUMA II, REVELOU O 'MONTE DAS RIQUEZAS' AO FALSO DEUS BRANCO QUE, ASTUTO, MONTOU UM PLANO PARA (A)MONTOAR OURO, PRATA E BRILHO... VITIMÁRIO DE TODA UMA CIVILIZAÇÃO, CORTEZ FOI VÍTIMA DO PRÓPRIO DESTINO: NA ESPANHA É RELEGADO A 2º PLANO. VITAL FOI A SUA 'CONDENAÇÃO', EM VIRTUDE DE SEUS VITUPÉRIOS...

Jabaquara Atlético Clube (JAC)

Imagem
Jabaquara Atlético Clube Fundação: 15/11/1914 Estádio: Espanha Títulos: Vice-Campeão Paulista (1927), Campeão Paulista A3 (1993) e Campeão Paulista B3 (2002)

Associação Atlética Portuguesa (AAP)

Imagem
Associação Atlética Portuguesa (AAP) Fundação: 20/11/1917 Estádio: Ulrico Mursa Títulos: Campeonato Paulista da 2ª Divisão (1964), Fita Azul (1959) e 11 Títulos Santistas (1923/24/26/27/31/32/33/34/58/62/63) 

MISTICISMO

À NOITE, O MUNDO ESCONDE AMPLOS MISTÉRIOS; MÚSICAS E GEMIDOS PREVALECEM... ALMAS QUE SURGEM E DESAPARECEM DESCONHECEM OS LÓGICOS CRITÉRIOS! CRÂNIOS ANTIGOS DE DOIS MEGATÉRIOS, LEMBRAM NAVES QUE AO ESPAÇO NEGRO OB'DECEM; JOVENS MORTOS DOS SEUS TÚMULOS DESCEM E BRINCAM DE ''ESCONDER'' NOS CEMITÉRIOS! NA ESCOLA ESCURA, MÉDIUNS ENCHEM CLASSES, PARA DAR SEUS CONSELHOS E SEUS PASSES AOS SERES ''CARREGADOS'', INVEJADOS... É CERTO QUE O HOMEM VIVA O ''MODO DURO'', MAS, DEVE ELE VIVER, TAMBÉM, O ''OBSCURO'', POIS É FORMADO POR ESTES DOIS LADOS!

Queda Livre

Enormes construções, s em segurança, Aparecem em meu subconsciente... Lá permaneço!... Durmo!... De repente,  Surge a imagem da "ponte que balança"... Enxergo o abismo! Certa brisa mansa E uma curiosidade displicente Camuflam o perigo intermitente... (Fixações descontrolam! Tudo avança!) Tento vencer o horror da mortal queda! Mas o poltrão receio tudo veda! (Não! Nada importa! Nem vou percebê-lo!...) Agora!! Tudo está pronto e bem feito!! Não!! Socorro!!! O temor e a dor no peito!!... (Quero pensar qu'é mesmo um pesadelo!...)

O Quarto Abandonado

Repleto de amargura e esquecimento, Com fendas nas paredes e no teto, Este local, hermético, sem vento, Serve de casa para o alado inseto... Sem lugar para o alheio sentimento, Este mundo, à família tão secreto, Pertence, agora, ao velho e vil momento, Vago, apagado, sem brilho e quieto... Desocupado, esconde u'amplo pedaço, Um materializado e inerte espaço, Que restou d'um período fragmentado... No ordinário abandono desta idade Fica o imóvel guardando essa saudade Esquecida de um mundo condenado!

Santos F.C.: Tricampeão Intercontinental ?

Imagem
A Confederação Sulamericana de Futebol (C.S.F.) reconheceu, em Setembro de 2005, a chamada "Supercopa Intercontinental" conquistada pelo Santos F.C. em 1968. Também chamada de "Recopa Mundial" ou "Supercopa dos Campeões Intercontinentais", a mesma foi decidida em partida única, realizada na Itália, tendo como coadjuvante a equipe da Internazionale, vice-campeã do torneio.

A Misteriosa Gruta do Monte Serrat (Santos-SP)

Imagem
Conta o pesquisador Francisco Martins dos Santos, em sua História de Santos , que "em 1928, durante as obras de consolidação da encosta do Monte Serrat , após o desmoronamento ocorrido nesse ano, o engenheiro municipal que chefiou os serviços, Dr. Antônio Gomide Ribeiro dos Santos (que mais tarde foi prefeito municipal), encontrou uma pesada grade de ferro, vedando a abertura e que tombou oxidada pelo tempo. " Ao entrar pela abertura, os operários municipais e da City encontraram um grande salão, de quatro por oito metros aproximadamente e totalmente calcetado. Uma banqueta acompanhava as paredes, e um túnel, por onde os trabalhadores penetraram cerca de trinta metros, aparecia no fundo (Grifo Nosso).  Aves noturnas atestavam a existência de um respiradouro. Por causa dos deslizamentos que ameaçavam as encostas do Monte Serrat, a entrada teve que ser emparedada com muros de concreto, impossibilitando assim a continuação das pesquisas no local. O fato foi publicado pelos jor

C.B.F. confirma: Santos F.C. é Octocampeão Brasileiro !

Imagem
A Confederação Brasileira de Futebol (C.B.F.) declarou que o Santos F.C. é detentor de 08 (oito) títulos brasileiros de futebol. A entidade reconheceu o pentacampeonato relativo à Taça Brasil (61/62/63/64/65) e o triunfo referente à Taça de Prata de 1968. Com isso, o "Peixe" foi aclamado Octocampeão Brasileiro, somados, portanto, os Títulos Brasileiros de 2002 e de 2004.

Taça Libertadores da América - 2011

Imagem
O Santos Futebol Clube conquistou, em 2011, a sua 3ª Taça Libertadores da América. Antes, porém, havia obtido êxito somente no distante biênio de 1962 / 63. Agora, juntamente com o São Paulo F.C., é o time de futebol brasileiro com o maior número de troféus referentes a este importante torneio sul-americano. Parabéns ao Glorioso Alvinegro praiano ! 

ELIZ

ELIZ É INFELIZ E MENTE INFELIZMENTE

HIDA

HIDA É SÓ E RÍ DA IDADE E DA SOCIEDADE HIDA É SÓLIDA HIDA É S O L I D A R I E D A D E

HERÓICO

Sem vestir nenhum tipo de armadura, Um vendaval contrário a mim surgia... Mesmo sabendo que a couraça dura Do mundo era mais forte, prosseguia... Senti, na estrada, mil dores sem cura... Senti, nos frios cubículos, a fria Recepção do destino, d'amargura, Do mal pressentimento e d'alquimia... Um espírito anárquico de luz, Colocou-me um negríssimo capuz Para vencer a atual desilusão! Meu Ser lutava contra o alvo certeiro! Meu Ser lutava contra o mundo inteiro! (Meu Ser foi condenado sem razão!...)

EMPRESA

EMPRESA       PRESA NA       PRESA EMPRESA    APRESSA O       PRESSÁGIO DA       PRESA EMPRESA REPRESARÁ MAIS E MAIS REPRESSÕES ÀS      PRESAS EMPRESA DE PÉ PRESA A PÉ

ONDAS

O                    S Ã O                   S Ã O                     S Ã O   N                A        N               A         N                 A        N     D            D            D            D             D             D            D       A        N               A         N                A         N                A         S Ã O                   S Ã O                     S Ã O                    S Ã O  ~  ~  ~  ~  ~

TRATOR

TRATO COM TATO,                        MATO TRATO SEM TATO,               DESMATO TRATO COM TATO,                         RATO TRATO SEM TATO,   CONCENTRADO TRATO COM ATO,            CONTRATO TRATO COM DOR,             TRATADOR

Esses Poetas Brasileiros

"Gregório desbocou - de vez - a lírica; Surge, depois, Dirceu com seu diário... O Gonçalves Dias não tinha aviário E Castro Alves tentou fazer política... O Alberto 'enfeitou' mas nada passou! O Bilac fez versos ideológicos: É o rei geral dos sapos antológicos! E o Raimundo, espertinho, copiou... Temos, também, o triste Souza nesta Porção mais alta da vetusta estante, Junto à Ismália, de Alphonsus, neste instante! Porém, nas moscas de final de festa, Sentimos a energia de Augusto à mesa, Provando a derradeira sobremesa!..." 

DESTINO ?

"Sonho com as nuvens, Luto para tê-las, Mas o destino pede que eu me adapte Às médias alturas!? Adaptar-me!... Acostumar-me!... Certo! Aceito o médio desafio! Mas não acreditarei mais no destino!!!"

O FOGO DAS ALMAS (02.11.1990)

"No cemitério Repousam os meus antepassados E os antepassados de outras novas gerações. Às almas Acendo uma vela. (Olho, abismado, a quantidade de velas...) O paredão, degradado e negro, é um símbolo barroco. Vejo como o fogo das almas Ressurge do chão, sem explicação! (...o ossário é solidão!) (...a foto, em preto-e-branco: esquecimento!) Razões para a vida: suores, cansaços e preocupações... Final: um quadrado, entre o chão e a parede! Prefiro a morte dos animais: sem choro, sem mármore, Sem visita de parentes..." 

"POESIA BRASILEIRA" (1.500 a 1.900)

"Traga de Pero Vaz a prima carta Que fala da harmoniosa terra farta! Traga de Vieira cem sermões classistas, Sustentados por planos conceptistas! Traga todas as liras de Dirceu, Que com Marília tão bem conviveu! Traga de Dias o sonho vão que há No suposto cantar de um Sabiá! Traga de Assis a lógica estrutura, A crítica, o humor negro, o ódio e a loucura! De Bilac, a magia de um templo grego! De Cruz e Souza, a dor do Dante Negro!"